top of page
  • Foto do escritorSuper Imper

Manta asfáltica e sua aplicabilidade

Atualizado: 3 de jul. de 2022

Solução pode ser especificada para diferentes situações, mas deve atender a critérios como dimensões e tipo do ambiente, esforços e trações.


A manta asfáltica é uma solução para impermeabilização produzida a partir do petróleo e tem uso indicado em diferentes situações, que vão desde áreas úmidas até coberturas. A norma técnica em vigor referente a este material, a ABNT NBR 9952 - Manta Asfáltica com Armadura para Impermeabilização - Requisitos e Métodos de Ensaio, divide o produto em alguns tipos distintos dependendo de parâmetros e valores específicos, como espessura, absorção de água, flexibilidade à baixa temperatura, entre outros. Desta forma, a escolha do tipo correto de manta asfáltica depende das características da obra e especificações do projeto,


A manta asfáltica tem a vantagem da confiabilidade, pois é um material altamente flexível, resistente a fissurações, que suporta variações térmicas e tem durabilidade de até 20 anos. Por outro lado, o produto não resiste a pressões negativas e também exige camada de proteção, o que aumenta o custo e a carga total na estrutura. Além disso, a aplicação em áreas internas é perigosa, já que é necessário o uso do maçarico.


Para especificar a manta asfáltica, o profissional responsável tem que levar em consideração o tipo de ambiente que será impermeabilizado: se é uma área interna ou externa; grande ou pequena; de médio ou baixo tráfego; esforços; tensões; entre outras. Também deve ter atenção aos caimentos adequados, tratamentos de ralos e juntas de dilatação. Em comparação a outros sistemas, a solução é indicada especialmente para estruturas sujeitas a movimentações. A manta asfáltica pode ser usada tanto em obras industriais quanto em residenciais ou comerciais.


Instalação

A preparação da estrutura para instalar a manta asfáltica começa com a regularização da superfície com caimento mínimo de 1% em direção aos pontos de escoamento de água. Esta argamassa deverá ter acabamento desempenado, com espessura mínima de dois centímetros. Após a regularização, é preciso aplicar o primer, que melhora a aderência da manta asfáltica à base.


São dois os procedimentos de instalação: com o uso do maçarico ou com asfalto quente. Entre os cuidados para aplicação estão as sobreposições mínimas de dez centímetros e não deixar bolhas ou partes não aderidas na aplicação. Muitas vezes encontramos falhas em uma impermeabilização com manta asfáltica porque a junta não foi tratada corretamente ou devido ao aplicador não ter aquecido a manta suficientemente para dar aderência à base. Atualmente, é mais comum a especificação de manta dupla, em duas camadas, para evitar que essas falhas provoquem infiltrações.


Manutenção

Em alguns casos mais pontuais, como quando ocorre infiltração, ou depois de terminada a vida útil do produto – de aproximadamente 20 anos –, a manta asfáltica necessita de manutenção. Existem muitas tecnologias hoje para recuperar membranas asfálticas antigas com resinas elastoméricas, que proporcionam proteção contra raios UVs e têm a capacidade de reduzir a temperatura da superfície em até 50% comparada com a manta asfáltica. Escolhendo um produto de qualidade, é possível aumentar a vida útil da impermeabilização em até dez anos por aplicação, lembrando que quando se trata de um problema pontual é possível realizar pintura betume sob a manta ou então remover o ponto afetado e substituí-lo.

Para saber mais sobre o produto acesse: www.superimperbh.com.br ou entre em contato conosco no telefone (31) 31663100.


SUPER IMPER sua melhor opção em impermeabilizantes.

2.060 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page